Quem Somos
"Não coletamos dados pessoais através de cookies neste site"
Quem Somos
1962 - Fundação
Fundada em 1962 por membros da sociedade civil, dos mais variados segmentos profissionais, e de integrantes de alguns grupos, como o Rotary Clube da cidade, a Guarda Mirim de Mogi Mirim marcou e continua marcando o início profissional da vida de muitos indivíduos. Hoje, com o nome CEBE, a entidade continuar a se preocupar em desenvolver e formar o jovem não só para o mundo do trabalho, mas para ser um cidadão que realmente faça a diferença na sociedade.
1970 - Guardinha
Chamados por Guardinhas, os jovens que iniciavam na Guarda Mirim de Mogi Mirim eram, inicialmente, apenas do sexo masculino. Eles eram responsáveis por “guardar” o trânsito, orientando os motoristas e fiscalizando as ações ocorridas nas ruas da cidade. Por isso, o nome guardinha! Os garotos eram organizados dentro de uma hierarquia, composta de patentes, como cabo e sargento, por exemplo.
1975 - Atividades
Esportes e competições esportivas faziam parte da rotina da Guarda Mirim, assim como desfiles e fanfarra. Nas oportunidades possíveis, os guardinhas desfilavam levando o nome da Guarda Mirim para toda a cidade.
1980 - Admissão das mulheres
Foi em 1982 que as mulheres passaram a fazer parte da Guarda Mirim de Mogi Mirim. As jovens podiam se inscrever para participar a partir de 11 anos.
2000 - Lei nº10097/2000
No ano 2000, a Guarda Mirim passou a oferecer um curso de capacitação para os jovens, com uma grade de conteúdo diversificada. No início da Guarda Mirim, os jovens faziam um curso de datilografia e também não eram registrados em carteira de trabalho. Mas com a chegada dos anos 2000 tudo mudou em função da Lei 10097/2000, os primeiros cursos foram realizados em sala emprestada e localizada na Etec de Mogi Mirim.
2010 - Adequações no nome
Desde 2010, em atendimento às modificações da Lei do Aprendiz, antiga “Guardinha” passou a se chamar CEBE – Centro de Educação e Integração Social Benjamim Quintino da Silva.
20XX - Sede Antiga
O Cebe hoje atua com sede localizada na Avenida Adib Chaib, no bairro Pichatelli, em Mogi Mirim, que foi inaugurada em 2012. No entanto, nem sempre foi assim, outros espaços foram ocupados como sede para proporcionar a formação dos jovens. O primeiro ponto foi um imóvel localizado à Ladeira São Benedito, depois a sede mudou-se para a Rua Chico Venâncio, para outro à Praça Floriano Peixoto, passando posteriormente para um ponto à Rua Santa Cruz. Finalmente, a sede voltou para a Ladeira São Benedito, até a nova sede ser inaugurada
2013 - Nova sede
Em 30 de agosto de 2013, foi realizada a inauguração da nova sede do CEBE, instalada á Avenida Adib Chaib, n° 1111. O espaço conta com ampla recepção, salas de aulas com ar-condicionado, além de um grande pátio para refeições e integração. A nova sede foi uma grande conquista para o CEBE, que pôde ampliar ainda mais seu atendimento para a comunidade
2020 - Dias atuais
O CEBE oferece atendimento inteiramente gratuito para jovens adolescentes, de ambos os sexos, com idade entre 14 e 24 anos. A organização realiza trabalho socioeducativo, cultural e ambiental, capacitando os jovens para o mercado de trabalho. Todo o trabalho realizado no CEBE tem como base o Programa 4 Estações. Em 2020, o nome da organização foi atualizado, assim
como a fachada da sede. Agora, o CEBE é o Centro de Especialização e Base
Educacional.